segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Até quando fica bem desejar "Bom Ano"?

Como já me ouviram dizer por ai "Atrasada,é a história da minha vida", já na 33ª Edição. A verdade é que ando com mil e um post na cabeça e nada de escrever. E as desculpas invadem-me e tentam (só tentam) apaziguar-me, mas... são desculpas!

Bom, mas eis um post que surge do rescaldo da passagem de ano, onde fazemos, por norma, as nossas resoluções de Ano Novo e Vida Nova! (Sorrio sempre aqui, neste pensamento que me agarra no fim de ano! Consola-me, motiva-me... e depois vagueio em pensamentos "Mas eu acordo igual no outro dia", "A vida é a mesma. Foi a que eu escolhi.") Pensamentos chatos, porque eu gosto mesmo é da ideia que estou predisposta a fazer algo mais e melhor!! Ponto.
Podes ler aqui uma proposta de como fazer umas resoluções simpáticas para ti! 

As pesquisas daquelas revistas e afins que falam de pais e bebes e crianças dizem-nos que o que está no top das resoluções dos pais para o ano vindouro são questões como:
-Vou ser mais paciente!
-Não vou gritar!
-Não vou dizer logo "Não"!

Quais foram as tuas?
E agora a 02 de Fevereiro? Já quebraste alguma das resoluções?

Pufff....

Vamos desmanchar isto e perceber o que fazer então!

Curiosamente as resoluções de Ano Novo surgem-nos na nossa mente num acto de plena consciência. Normalmente relacionam-se com o outro (filho/a, marido ou marida, namorada/o, mãe, pai, irmão/ã, amigo, colega de trabalho...), mas dizem quase sempre respeito a nós. Repara nas resoluções que coloquei como exemplo... São feitas no "EU", "Eu" é que devo fazer algo. O que, por si só, representa uma proposta para um desenvolvimento pessoal que não deves descurar. E é igualmente por isso, que são tão difíceis de manter.
Por outro lado, e olhando para isto de uma forma bastante simples (por que raio havia de ser complicado?!?!?), tu (e eu) pedimos desejos, qual varinha mágica ou lâmpada de Aladino para nos ajudaram.


Então agora, passo-a-passo!
Para realizar uma tarefa podemos dividi-la em partes mais pequenas e apoiamo-nos... sim, a nós!... para quando formos contra a parede, conseguirmos vir para trás (nem que seja pela força do embate), mas sabermos olhar para a parede, para o caminho e para o lado... afinal estava lá a porta... que não vimos. Rever o plano!

Ah! E há ainda uma outra coisa. Nós não revelamos o desejo! Pois claro, é um desejo, ninguém tem nada a ver com isso, e ainda por cima se falha, e se eu não consigo?!?! Pois claro, fica só para mim, o segredo... mais ainda se não conseguir! 
ERRO! Sem compromisso público, o desejo é um fiasco.

Vamos tratar disto à séria, com o compromisso e respeito necessários. A intenção e a magia simbólica do Ano Novo dão-nos a energia para arrancar com este plano!

1. Escolhe SÓ uma resolução/objectivo. Muita coisa é stressante, e começas a sentir que não és capaz. A frustração inundar-te-à. Escolhes uma e as restantes colocas de reserva/próximas metas (daqui a 3 meses), para ires treinando quando te lembrares e quando sentires que a 1ª está estável.
(Atenção há construção na negativa e às temporalidades dos "sempre", "nunca mais", "não"... Não escolhas já uma limitação.)
Percebes que isto não é estanque e quando ganhares confiança para a 1ª resolução, terás energia intrínseca para iniciares os outros objectivos. 

2. Reiterando o que disse atrás - tens de te apoiar! Equilibra a stress da tua vida (todos nós temos, o bom stress, permite-nos funcionar, fazer e acontecer), dorme, come, hidrata-te, observa as tuas necessidades e colmata-as.
A intenção só te leva até aqui. Agora tens de lidar com as necessidades e sentimentos que geram comportamento.
E não te esqueças de ir olhando os teus resultados! Eles existem!

3. Em plano: O que vais mesmo fazer para conseguir concretizar a tua intenção/resolução?
"Não quero gritar mais!" - Esta resolução é muito difícil. Começa na negativa, e é taxativa. Mas e se colocares um plano para ti na porta do frigorífico com os dias da semana e preenches esse calendário com o teu filho. Ele ajuda-te! Para além de criares empatia e demonstrares como se pode fazer, reconhece o esforço! O teu esforço!

4. Agora está na hora do compromisso! Escreve, vem a publico, diz à tua família, amiga... deixa agora o universo ter também o seu papel! Ele ou eles ajudar-te-ão a melhorar a tua intenção. De vez enquanto revém contigo e reposicionam-te.
Podes ainda colocar a tua intenção no bolso...literalmente... ou não. Há técnicas que utilizam um jogo simbólico. Por exemplo: arranja uma pedra, bastante lisa e ligeiramente côncava. De cada vez que precisares de te conectares com a tua intenção, mete a mão no bolso e mexe na pedra. Sabe tão bem!

5. Vamos aprimorar! Já que tu és o chef do teu plano, coloca-lhe requinte e pimenta. 
"O que realmente queres com este desejo/intenção?", "O que será diferente quando conseguires?",  "Como será, então, a tua vida?" - Vai-te motivando!

6. No seguimento do ponto 2... Se atribuires a mesma tarefa todas os dias e a fores avaliando, então comprometes-te contigo e podes: "levantares-te 10 minutos mais cedo que o habitual e fazeres meditação", ou "ires para a cama 30 minutos mais cedo, para descansares mais..." Enfim: apoia-te e mima-te!

7. Reitera e Repete
Um hábito só será um hábito se repetido e interiorizado no nosso quotidiano. Portanto, a tua intenção terá de ser repetida vezes sem conta até fazer parte da tua pele! Usa-a!

8. E há dias em que estragas tudo... 
Não queres gritar com o teu filho, mas apercebeste que gritas na hora de ir deitar. Hummm! Repensa a hora de deitar!
Há resoluções que levam a outras, e afinal não tens de olhar para isso como "Estraguei tudo e não estou a conseguir.", mas num olhar diferente, sistémico, descobres outra coisa.

Demora tempo e é difícil... depende de como olhas e para onde olhas!
Às vezes, o impossível só demora um pouco mais!

Já agora... Bom Ano Novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário